10/04/2019

Vitória Apart Hospital na luta contra o desperdício de alimentos

Os números são alarmantes. Pelo menos um terço de todos os alimentos produzidos no mundo é desperdiçado, numa quantidade que daria para alimentar 28,5% da população do planeta. O Brasil, especificamente, descarta cerca de 41 mil toneladas de alimentos, a cada ano, despontando entre os 10 países que mais desperdiçam comida, de acordo com o último levantamento do World Resources Institute (WRI) Brasil (2016).

E se controlar esse desperdício dentro de casa não é tarefa fácil, imagine no refeitório de uma grande empresa, com centenas e até milhares de colaboradores.

No Vitória Apart Hospital (VAH), que conta com mais de 1300 empregados e médicos do corpo clínico que almoçam e jantam na instituição todos os dias, plotagens informativas sobre o tema já fazem parte do visual do refeitório. Além disso, a soma das perdas de alimentos (resto nos pratos) é exibida diariamente em um painel instalado no local e conhecido como “Desperdiçômetro”.

Essa apuração não só permite o controle do total desperdiçado, a cada mês e a cada ano, como também estimula a redução de perdas. A ação “Desperdício Zero de Alimentos” é realizada há dois anos e já resultou na redução média de 26% no desperdício de alimentos servidos no refeitório. “E a meta é diminuir cada vez mais esse índice”, comentou Edgar Britto Dias, Coordenador de Nutrição.