01/04/2016

Vitória Apart Hospital supera meta de partos normais

O Vitória Apart Hospital superou a meta de 40% de partos normais estabelecida no projeto Parto Adequado, da ANS (Agência Nacional de Saúde). Em janeiro, do total de partos realizados na instituição, 45% foram normais.

O projeto Parto Adequado foi iniciado em março de 2015 e realizado pela ANS em conjunto com o Hospital Israelita Albert Einstein (SP) e o Institute For Healthcare Improvement (IHI), com o apoio do Ministério da Saúde, visando incentivar os partos normais e diminuir o número de cesáreas no Brasil. A meta estabelecida pela ANS é que as instituições de saúde atinjam 40% até outubro em todo o país.

Ao todo, foram convidados a participar do projeto Parto Adequado 42 hospitais públicos e privados no Brasil. Para alinhar-se ao projeto, o Vitória Apart Hospital adotou várias medidas, como treinamento e ações de engajamento do corpo clínico. Desde então, a realização de partos vem aumentando gradativamente na maternidade do Vitória Apart Hospital.

De acordo com a enfermeira que representa o Vitória Apart Hospital no projeto, Rayssa Barroso Sarcinelli, esta conquista, deve-se, em especial, ao engajamento do corpo clínico de obstetras e da equipe de enfermagem que abraçaram o projeto na maternidade.

PROJETO

O projeto vai até outubro de 2016. Após alcançada a meta de 40% em todo o país, na sequência, com base na experiência do piloto, serão lançados manuais com metodologias e recomendações para o parto e nascimento, que deverão ser disseminadas no sistema de saúde suplementar. O objetivo da ANS é reverter as altas taxas de cesárias realizadas no país. Em 2014, a taxa de partos normais no Brasil era de apenas 19,8%. Na Saúde Suplementar, o índice de cesarianas chegava a 84,6%. Em setembro de 2015, após o início do projeto, os números gerais de partos naturais passaram para 27,2%.