10/05/2016

Emoção em celebração de casamento em UTI no Vitória Apart Hospital

Uma cerimônia diferente emocionou e movimentou o Vitória Apart Hospital. Organizado pelo Serviço de Assistência social da Instituição e com a presença de familiares, um padre e apoio de outros empregados da empresa, foi realizada a cerimônia religiosa de casamento de um paciente, um advogado de 62 anos, em acompanhamento oncológico paliativo, internado desde abril.

O advogado e sua companheira já eram casados no civil há 28 anos, e desejaram, agora, fazer também a cerimônia religiosa. O envolvimento de todos os profissionais, como médicos, enfermeiros, técnicos, maqueiros e higienização foi essencial para que o evento pudesse ser realizado levando em consideração todas as peculiaridades de uma cerimônia religiosa, com direito a troca de aliança, violino na entrada com música escolhida pelo noivo ("Ave Maria"), troca de beijo, brinde de taça, decoração, finalizando com uma confraternização entre os familiares e funcionários.

A realização da cerimônia está em sintonia com Projeto de Humanização - Humaniza Vitória Apart Hospital, iniciado no mês de abril. O Projeto reúne uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e nutricionistas para programar ações visando ao acolhimento mais caloroso e humano.

O conceito de humanização abrange desde o trabalho com o ambiente hospitalar, cuidando de detalhes como cores e iluminação, até o tratamento individualizado. Além de oferecer um espaço mais agradável para todos os públicos, incluindo os funcionários, o Projeto tem por objetivo contribuir para o sucesso do tratamento e a recuperação do paciente.

“A humanização não se resume a iniciativas pontuais e de boa vontade individual. Ela faz parte do comprometido da instituição com o bem-estar dos pacientes, familiares e acompanhantes. Há pesquisas que apontam que a assistência humanizada tem um impacto extremamente positivo no sucesso do tratamento, assim como na amenização da dor ou sofrimento, e na recuperação do paciente”, destaca o presidente do Conselho de Administração do Vitória Apart Hospital, doutor Marcus Tanure.

Ele enfatiza, ainda, que “a humanização hospitalar vem sendo discutida há anos e é um desafio para as instituições e profissionais chegarem aonde pretendem em relação aos avanços na construção das relações humanas no trabalho e no atendimento aos pacientes”.