01/04/2021 16:52 | NOTÍCIAS
Com o mote "Com respeito e informação, as peças se encaixam", a campanha Abril Azul traz a conscientização sobre autismo. O objetivo da campanha é despertar o interesse da população pelo também chamado Transtorno do Espectro Autista (TEA), caracterizado por dificuldades no neurodesenvolvimento da criança, o que compromete suas habilidades de comunicação, interação social e desenvolvimento psicomotor. O transtorno não tem cura, mas o diagnóstico precoce leva a melhores resultados no tratamento.
Na maioria dos casos, os sintomas são identificados entre 12 e 24 meses de idade. O TEA começa na infância e tende a persistir na adolescência e na fase adulta. O diagnóstico é basicamente clínico, por observação direta do comportamento da criança e de entrevista com os pais ou cuidadores.
Não existem exames específicos para o diagnóstico do autismo. Alguns exames podem ser necessários para excluir outros diagnósticos ou diante da suspeita de alguma doença associada. O tratamento envolve vários profissionais como médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, entre outros.
Quebra do estigma e preconceito
O mote da campanha tem uma perspectiva inclusiva. Pessoas com transtorno do espectro autista estão sujeitas ao estigma e à discriminação, fato reconhecido pela própria Organização Mundial de Saúde (OMS). Dessa forma, a informação associada ao acolhimento, podem promover uma inclusão adequada dos autistas na sociedade.