28/09/2020 12:12 | NOTÍCIAS
As altas temperaturas do verão e o clima de praia fazem com que nossa pele fique mais exposta ao sol, umidade, areia e piscinas. Todos esses fatores podem gerar doenças de pele que são comuns durante a estação, mas que são bem incômodas e precisam de tratamento.
Micoses superficiais
São as infecções fúngicas que acometem a pele, o cabelo e as unhas e caracterizam-se por apresentar vermelhidão, descamação ou coceira. Normalmente aparecem em áreas de dobras, que são regiões mais quentes e que acumulam suor. As mais comuns são a pitiríase versicolor, popularmente conhecida como pano branco, a tinha pedis, que são as famosas frieiras, e a tinea cruris, uma micose que acomete a virilha. Um dos principais cuidados é evitar ficar com o corpo suado ou molhado muito tempo, usando, por exemplo, talco ou amido em áreas de dobras.
Bicho geográfico
É uma dermatite linear serpiginosa tropical causada por parasitas encontrados em fezes de gatos e cachorros doentes. A larva das fezes desses animais penetra na pele humana, causando coceira e lesões semelhantes a mapas, por isso o nome bicho geográfico.
Cuide-se evitando levar e frequentar praias com animais domésticos, por exemplo. O tratamento é tópico, feito com cremes, crioterapia ou por via oral.
Acne solar
A acne solar consiste no aparecimento de cistos e pústulas em áreas expostas ao sol. É mais comum em peles oleosas, com exposição solar exagerada, uso inadequado de filtro solar e/ou óleos bronzeadores. O tratamento é feito com a higienização da pele, adequação de filtro solar e cuidados tópicos. Para os casos mais graves, podem ser recomendados antibióticos orais.
Foliculite
É uma infecção bacteriana do folículo piloso com um quadro clínico semelhante ao de espinhas nas áreas de pelo, principalmente barba e nuca nos homens e axilas e virilha nas mulheres. Piora com a frequência e o tipo de depilação, falta de hidratação da pele e hábitos como usar roupas muito justas, por exemplo. O tratamento pode ser tópico e com algumas mudanças de hábitos, como uma depilação a laser e roupas que não apertem tanto.
Impetigo
É uma infecção causada por bactérias staphylococcus e streptococcus, que geralmente atinge mais as crianças e costuma aparecer na região periorbicular da boca e nariz (o espaço entre o nariz e a boca). É preciso ter cuidados com a higiene e manter as unhas da criança curtas para que ela não coce. O tratamento é feito com limpeza local e antibióticos tópicos.